António Pedro Moreira

A Metamorfose Ambulante é um programa onde viajantes, sejam eles o Vasco da Gama ou o a Dona Justa, vêm contar uma história de viagem. Pode ser um episódio passado na China a meio da segunda volta ao mundo às cambalhotas a comer calipos ou um episódio em Espanha num fim-de-semana em trabalho. E podem ser histórias tristes ou alegres, trágicas ou cómicas, basta serem interessantes.

Esperamos que curtas e que, caso tenhas, ou conheça quem tenha, uma história que valha a pena partilhar, envia um e-mail a contar o que se passou para pedroontheroad@gmail.com

#19 | NO MAIOR ENCONTRO DE PESSOAS MUNDIAL

O Agostinho Mendes foi ao Kumbh Mela, o maior ajuntamento de seres humanos deste nosso planeta. Ouçam a história dele.

#18 | STRESSE NUMA VOLTA A ÁFRICA DE JIPE

O Tiago foi dar uma volta a África de jipe e pelo meio passou no Mali. Comprou uma tour para ir para o Norte e, pelo meio, viu-se meio encalacrado…

#17 | PERSEGUIÇÕES MUNDO FORA

É o nosso espetacular “Especial 1 de Abril” com o arqueólogo Filipe Miranda. O Filipe foi convocado para ir à procura de uma relíquia importantíssima que podia estar na génese, ou na resolução de guerras. É uma história que envolve mortes e perseguições que nos cola ao ecrã.

#16 | SUBIDA A VULCÃO NA INDONÉSIA

Diana foi subir um vulcão na Indonésia ao longo de 3 dias e vem contar-nos como foi a sua dura e incrível experiência.

#15 | LONGE DA IGUALDADE DE GÉNERO NO EGIPTO

A Carla, talvez a portuguesa mais viajada, deu por si no Egipto. Fala-nos aqui de como é ser uma mulher em viagem. Fala-nos do quão esplêndido pode ser mas, também, de eventuais agruras…

#14 | 5 DIAS DE SOBREVIVÊNCIA NA AMAZÓNIA

O André foi o primeiro português a dar a volta à América do Sul com uma mota de 125cc. A meio fez uma experiência de sobrevivêncai de 5 dias na Amazónia, sem comida, sem nada.

#13 | DE MOTA NO VIETNAME

Sem nunca ter pegado numa mota a Ana pegou numa num dos piores sítios do mundo para fazê-lo, no Vietname!

#12 | LUÍS PEDRO NUNES

Saltitámos de tema em tema, desde orfanatos na Roménia, ao porquê de viajar, a voltas ao mundo de concorde, a escravos no Níger, à situação no Bangladesh, entre outros pousos.

#11 | MALAS PERDIDAS NO SUDESTE ASIÁTICO

O Fred estava de férias em Banguecoque e… aquela cena que pode acontecer a toda a gente… aconteceu-lhe a ele. E agora?

#10 | EMIGRANTE ILEGAL NOS EUA - II

Este episódio vem em duas partes, com dois pontos de vista. O do Marco, há duas semanas, e o da Vera, hoje. Queriam ir trabalhar para Angola. Estavam à espera do visto e foram para os Estados Unidos 3 meses. Ficaram 13 anos e visitaram os estados todos! Um dia passaram perto do muro que separa os EUA do México. Quiseram ir ver. Que aconteceu?

#9 | TEMPESTADE NA TASMÂNIA

O Duarte estava em viagem usando o petsitting (não sabem o que é? Vejam o programa) como método de estadia e deu por si na Tasmânia numa das maiores tempestades dos últimos tempos.

#8 | EMIGRANTE ILEGAL NOS EUA - I

Este episódio vem em duas partes, com dois pontos de vista. O do Marco, hoje, e o da Vera, daqui a duas semanas. Queriam ir trabalhar para Angola. Estavam à espera do visto e foram para os Estados Unidos 3 meses. Ficaram 13 anos e visitaram os estados todos! Um dia passaram perto do muro que separa os EUA do México. Quiseram ir ver. Que aconteceu?

#7 | TERRAMOTO NO EQUADOR

A Filipa vem falar-nos da sua experiência no Equador. Estava tranquila da VIDA deitada numa cama de rede quando se deu um sismo. Pôs o pé no chão e mal conseguia caminhar. Foi um terramoto que, infelizmente, reclamou cerca de 800 VIDAS.

#6 | AVENTURA NO MALI

O Luís Filipe Gaspar, o segundo português mais viajado (de acordo com o site “Most Travelled People”), com 187 países nas suas experiências, conta-nos quando, a meio de uma visita no Mali, deu por si apenas com as estrelas e a areia do maior deserto do mundo como companhia.

#5 | CONFUNDIDO COM UM ESPIÃO INDUSTRAIL NA ÍNDIA

O Jorge Vassalo vem falar-nos sobre quando, a meio de uma volta à Índia de vespa (sim) viu-se obrigado a atravessar umas instalações secretas e acabou por ser tomado por espião industrial.

#4 | REVOLUÇÃO E HOSPITALIDADE NA BOLÍVIA

A Carina conta-nos sobre quando, a meio do seu (meio) ano sabático Américas fora foi parar à Bolívia no meio de grande contestação contra o governo e de como foi recebida por uma família boliviana.

#3 | EM MARSELHA COM TRAFICANTES

 Um dia o Tiago sonhou que tinha de ir de bicicleta de Cesar a Roma. Fez com que o sonho se tornasse realidade e partiu. E a meio deu por si numa das zonas mais perigosas na região de Marselha com traficantes.

#2 | ASSALTADO NA COSTA RICA

Há uns tempos o André Parente decidiu ir fazer uma viagem pelo mundo. Estava a surfar numa praia da Costa Rica quando reparou na namorada a esbracejar para o chamar. Tinham-lhe assaltado o carro. E agora?

#1 | NA SÍRIA COM OS REBELDES

Estreamos a Metamorfose Ambulante em grande com o Tiago Carrasco, um jornalista que, para cobrir a guerra na Síria,entrou no país com os rebeldes, clandestinamente